Chegou o dia mais esperado do mês de junho. Dia de celebrar o amor, a paixão, o companheirismo! Dia de se declarar àquela pessoa que está ao nosso lado sempre, que nos dá afeto, colo, que nos escuta, que planeja o futuro conosco, que nos surpreende, nos mostra como as coisas simples podem ser lindas!
Mas quem disse que dia 12 de junho era a melhor data para o dia dos namorados? De onde surgiu a ideia de comemorar o fato de se estar em um relacionamento? E por que existem duas datas, 12 de junho e também 14 de fevereiro?
Aqui vai então um pouquinho de história.
A data surgiu por causa de São Valentim. Em sua época o imperador romano era Cláudio II que, durando seu governo, proibiu a realização de casamentos em seu reino, pois precisava formar um grande e poderoso exército e acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade e, sendo assim, melhores combatentes. Mas o bispo Valentim continuou, em segredo, a celebrar casamentos. Foi descoberto, preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes, dizendo a ele que ainda acreditavam no amor. Entre esses jovens estava Astérias, filha do carcereiro. Ela era cega e, milagrosamente se curou após os dois se apaixonarem. Antes de sua execução, o bispo escreveu uma mensagem de adeus para sua amada e assinou como "Seu Namorado" ou "De seu Valentim".
Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 270 e passou a ser considerado um mártir pela Igreja Católica. A data de sua morte marca a véspera de Lupercais¹ (cerimônia de fim de ano - ano começando em março - na qual acreditava-se servir para espantar os maus espíritos e para purificar a cidade, assim como para liberar a saúde e a fertilidade às pessoas), que honra Juno, a deusa da mulher e do matrimônio e, Pan, o deus da natureza.
No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união dos namorados, sendo adotada no século XVIII pelos EUA, tornando-se o The Valentine's Day.
Na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia do acasalamento dos pássaros, por isso os namorados usavam essa ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da pessoa amada.
No Brasil, a data 12 de junho foi escolhida por ser véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Os casais usam dessa data para comemorarem sua união, trocando presentes, cartões com mensagens apaixonadas, fazendo jantares românticos e vocês sabem onde esse caminho leva! ;-)
Declare hoje seu amor pela pessoa que tanto te faz feliz! E se essa pessoa ainda não existe em sua vida, use o dia de amanhã para pedir ao Santo Antônio o seu par ideal!
Não posso deixar de fazer uma homenagem ao meu grande amor, aqui vai uma foto do nosso dia e uma música especialmente para ele:
Te amo infinitamente!!! 8 |
Love is in the air:
Abraços e beijos,
GabsPaschoalini
¹Explicação do que é Lupercais http://pt.wikipedia.org/wiki/Lupercais
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Valentim
Mai lovisin deié... evriué ai luqui araundi!!! (no meu "portuglês") rsrsrs...
ResponderExcluirTe amo, meu amor, parabéns pelo dia dos namorados, pelo seu blog tão útil e espero estar com vc por toda minha vida; que em breve será real!!!
Amo você!
Eu sabia que vc comentaria a música em "portuglês"! Hehehe...
ExcluirObrigada pelo elogio! E espero que esse dia chegue em breve mesmo!
Feliz dia dos namorados para nós!
"De sua Valentim"