Eita palavrinha boa de se gritar! Hoje, além da pizza, é comemorado o dia do Truco. Quem fez faculdade e formou sem aprender esse jogo de cartas, não fez faculdade direito! Hehehehe...
O truco tem a capacidade de elevar a adrenalina, deixar ansioso, provocar frios na barriga, palpitações no peito e de descarregar tensões quando se grita no ouvido da outra dupla! O problema é quando te desafiam ainda mais, ou você corre ou faz elevar ainda mais a adrenalina encarando ou aumentando o desafio. Aí o jogo fica emocionante!
Existem diversas formas de se jogar truco, a que eu aprendi nos meus anos de faculdade foi a seguinte:
De apenas um baralho separam-se as seguintes cartas, de todos os naipes: Ás, 2, 3, 4, 5, 6, 7, Q, J, K. (8, 9 e 10 ficam de fora).
Existem 4 manilhas no jogo, ou seja, 4 cartas poderosas. São, em ordem crescente: o 7 de Ouros, o Espadilha, que é o Ás de Espada, o 7 de Copas e o Zap, representado pelo 4 de Paus.
O valor das demais cartas, em ordem crescente, é: 4, 5, 6, 7, J, Q, K, Ás, 2, 3.
Para jogar é preciso formar duas duplas e ficar nessa disposição:
O objetivo do jogo é fazer 12 pontos, para chegar lá acontecem rodadas nas quais cada pessoa recebe 3 cartas. Cada rodada vale 2 ponto, mas pode chegar até os 12 pontos. Pedindo truco ganhasse 4 pontos, pedindo 6 ("meio pau", "é 6 ladrão" e outras denominações) ganhasse 6 pontos, pedindo 9 ganhasse 10 pontos e pedindo 12 ("vida" e outras denominações) ganhasse o jogo. A contagem também pode ser feita de 1 em 1, sendo que, a rodada vale 1 ponto, o truco vale 3 pontos, o 6 vale 6 pontos, o 9 vale 9 pontos e o 12 ganhasse o jogo (na verdade essa contagem faz mais sentido).
Essa foi uma rápida explicação. Caso queira mais informações e/ou as regras completas, podem consultar alguns sites:
Espero que vocês também se divirtam com esse jogo emocionante!
Abraços e beijos,
GabsPaschoalini
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desse post?