15 de maio de 2012

Esmaltes... Uma paixão entre as mulheres!
Quem não gosta de se embelezar "fazendo" as unhas? Cores claras, escuras, cintilantes, foscos, com brilho, decoradas, cores da moda. Mas de onde surgiu o esmalte? Quando e onde ele foi inventado?
Fiz uma breve pesquisa sobre a origem do esmalte para postar aqui, pois seu uso é tão comum, no entanto quase ninguém se interessa em saber sua história. Então resolvi, antes de postar sobre os esmaltes que uso, contar para vocês de onde surgiu esse cosmético indispensável na vida de uma mulher!

Estudos mostram que a arte de enfeitar as unhas teve origem no Sul da Babilônia. Naquela época, implantes de ouro sólido eram usados nas unhas dos pés e das mãos.


Por volta de 3.500 a.C. já era costume, no Egito, pintar as unhas. Inicialmente era aplicada uma tintura de henna preta nas unhas. Quando já desenvolvidos alguns pigmentos, as cores variavam de acordo com a classe social, sendo o vermelho e o preto privilégio da realeza, ao ponto de Cleópatra - que preferia tons de vermelho mais escuros - decretar que quem não fosse da realeza e usasse tais tonalidades, seria punido, podendo até mesmo ser executado, pois era uma afronta.

Os esmaltes, mais parecidos com os que conhecemos hoje, foram criados na China por volta do século 3 a.C. Assim como os egípcios, utilizavam as cores para diferenciar as classes sociais. Unhas com tons avermelhados e metálicos (feitos com solução de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social.




Na década de 1920 a indústria automotiva criou o esmalte para carros e, desse, desenvolveu-se o esmalte de unhas. Em 1925 foi lançado um esmalte de unha transparente, em tom rosado. Nessa época era proibido mulheres de reputação usar esmaltes muito chamativos, de cores fortes, mulheres que pintavam as unhas não eram vistas com bons olhos pela sociedade. 
Já na década de 1930, pintar as unhas dos pés e das mãos se tornou sucesso entre as estrelas de Hollywood e, então, o uso do esmalte foi popularizado entre as mulheres.
Os serviços de manicure e pedicure tornam-se populares na década de 1950. Antes disso eram considerados supérfluos, apenas as damas da alta sociedade usufruíam desses serviços.
Atualmente unhas bem feitas e pintadas não são mais sinônimo de luxo, mas sim de higiene e cuidado com a imagem. Unhas bonitas causam boa impressão.  Não existe mais diferenciação social de acordo com a cor do esmalte, sua escolha é guiada por vários fatores, desde modismo até estado de espírito. 


As unhas são um cartão de apresentação das mulheres modernas  e mais uma marca registrada da personalidade feminina! Abusem da diversidade de marcas e cores que hoje estão à nossa disposição! E não fiquem com o esmalte descascando, nesse caso a impressão que se passa não é nada boa!

Abraços e beijos,
                          GabsPaschoalini



Fontes:
http://www.modamodamoda.com.br/voce-sabia-de-onde-vieram-os-esmaltes-de-unha/
http://www.modacerta.com/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=117
http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-esmalte.htm
http://modaacinco.com.br/2012/03/30/historia-do-esmalte/
http://www.revistapersonalite.com.br/mat_dest_59_tccanamnese.php




2 comentários:

O que você achou desse post?